Pages

Pesquisar este blog

20/06/2011

Calandra fala sobre liberdade de imprensa para jornalistas em Cuiabá


 
 
“Verdade e ética devem mover o jornalista. Os repórteres são Juízes, assim como nós. O furo jornalístico todo mundo quer, mas através de uma matéria, uma vida familiar ou profissional pode ser destruída”
Henrique Nelson Calandra
Desembargador (TJSP) e Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB)


 
 
Foto: ASCOM/AMB
Presidente da AMB profere palestra para jornalistas


Bianca Nascimento – Enviada especial

CUIABÁ (MT) – Na noite desta quinta-feira (16), o Presidente da AMB, Nelson Calandra, proferiu palestra sobre a relação da imprensa com o Poder Judiciário no “Curso para Jornalistas: O Poder Judiciário em Pauta”, organizado pela Associação Mato-Grossense de Magistrados (Amam). Cerca de 30 jornalistas participaram do encontro aberto pelo Presidente da Amam, Agamenon Alcântara Moreno Júnior.
Calandra abordou os limites jurídicos da liberdade de imprensa e a responsabilidade da imprensa na construção da notícia. “Verdade e ética devem mover o jornalista. Os repórteres são Juízes, assim como nós. O furo jornalístico todo mundo quer, mas através de uma matéria, uma vida familiar ou profissional pode ser destruída”, alertou o Presidente da AMB.
Segundo ele, o jornalista é um tradutor da realidade e precisa transmitir à população, de uma forma objetiva e clara, os direitos previstos nas leis brasileiras. “É necessário conduzir, com eficiência, a comunicação para que ela não seja vencida pela complexidade da legislação”, defendeu. “Vivemos no século XXI e temos a obrigação de comunicar corretamente. A lei não é apenas para o legislador, mas também para os cidadãos”, pontuou Calandra.
A palestra foi encerrada com o relato de algumas situações vividas pelo Presidente da AMB, nas quais a comunicação foi fundamental para a solução dos conflitos jurídicos. Calandra destacou ainda o papel dos jornalistas com o surgimento de novas mídias. “Essas novas redes demandam um novo olhar dos repórteres, por isso, é preciso ter coragem para sempre propor novas e responsáveis formas de comunicação. Só é duradouro aquilo que se renova”, finalizou agradecendo aos organizadores do evento a oportunidade de falar sobre o tema.

Associação dos Magistrados Brasileiros

0 comentários:

Postar um comentário