Pages

Pesquisar este blog

19/04/2014

Páscoa - JESUS ou Gefjun?



Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pesa, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito. A palavra Páscoa advém, exatamente, do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário. Os termos "Easter" (Ishtar) e "Ostern" (em inglês e alemão, respectivamente) parecem não ter qualquer relação etimológica com o Pessach (Páscoa). As hipóteses mais aceitas relacionam os termos com Eostremonat, nome de um antigo mês germânico, ou de Eostre, uma deusa germânica relacionada com a primavera que era homenageada todos os anos, no mês de Eostremonat, de acordo com o Venerável Beda, historiador inglês do século VII. Porém, é importante mencionar que Ishtar é cognata de Inanna e Astarte (Mitologia Suméria e Mitologia Fenícia), ambas ligadas à fertilidade, das quais provavelmente o mito de "Ostern", e consequentemente a Páscoa (direta e indiretamente), tiveram notórias influências. A Páscoa Cristã celebra a ressurreição de JESUS CRISTO. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica, que é uma das mais importantes festas do calendário judaico, celebrada por 8 dias e onde é comemorado o êxodo dos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de CRISTO, da morte para a vida. Na Páscoa, é comum a prática de pintar ovos cozidos, decorando-os com desenhos e formas abstratas; em grande parte dos países ainda é um costume comum, embora que em outros, os ovos tenham sido substituídos por ovos de chocolate, uma alusão a antigos rituais pagãos. A primavera, lebres e ovos pintados com runas eram os símbolos da fertilidade e renovação associados a deusa nórdica Gefjun. A lebre (e não o coelho) era o símbolo de Gefjun. Suas sacerdotisas eram ditas capazes de prever o futuro observando as entranhas de uma lebre sacrificada. A versão “coelhinho da páscoa, que trazes pra mim?” é comercialmente mais interessante do que “Lebre de Eostre, o que suas entranhas trazem de sorte para mim?”, que é a versão original desta rima. A lebre de Eostre pode ser vista na Lua cheia e, portanto, era naturalmente associada à Lua e às deusas lunares da fertilidade. Seus cultos pagãos foram absorvidos e misturados pelas comemorações judaico-cristãs, dando início à Páscoa comemorada na maior parte do mundo contemporâneo”. (Wikipédia)

16/04/2014

Frases para a vida


Flores de cerejeira, flores de primavera de beleza natural, branco, Vetor
(pt.forwallpaper.com)

“O dever principia, para cada um de vós, exatamente no ponto em que ameaçais a felicidade ou a tranquilidade do vosso próximo. O dever é uma bravura da alma que enfrenta as angústias da luta; é austero e brando; pronto a dobrar-se às mais diversas complicações, conserva-se inflexível diante das suas tentações. O homem que cumpre o seu dever é a um tempo juiz e escravo em causa própria. O dever é o mais belo laurel da razão; descende desta como de sua mãe o filho. O homem tem de amar o dever, não porque preserve de males a vida, males aos quais a Humanidade não pode subtrair-se, mas porque confere à alma o vigor necessário ao seu desenvolvimento”. 
(Codificador do Espiritismo, Allan Kardec)

“Quem costuma olhar para o pântano não vê o céu transparente”. 
(Fundador da Mansão do Caminho, Médium Divaldo Pereira Franco)

“Quando a pessoa é interiormente bela, todos os períodos são enriquecedores e quando a pessoa não é interiormente plena, todos os períodos são conflitantes. Ame-se, porque quem não se ama a ninguém ama. Trabalhe interiormente para ser saudável. E quando você adquirir essa postura, de uma pessoa saudável, lembre-se de que você é algo mais que um corpo”. 
(Fundador da Mansão do Caminho, Médium Divaldo Pereira Franco)

“Ainda mesmo quando sitiados, em todas as direções, por dificuldade e desarmonia, débito e sofrimento, haverá sempre um caminho de refazimento”. 
(Emmanuel por Chico Xavier)

“O mal existe sempre onde lhe queiramos destacar a presença... Quando o tédio te procure, vai à escola da caridade... Ela te acordará para as alegrias puras do bem e te fará luz no coração, livrando-te das trevas que costumam descer sobre as horas vazias”. 
(Emmanuel por Chico Xavier)

“Partilha os exercícios de saudade e de dor dos que foram abandonados pelos entes que mais amam, a fim de abençoares os afetos que te enriquecem os dias”. 
(Emmanuel por Chico Xavier)

15/04/2014

Frases para a vida


pequenas flores brancas Vetor
(pt.forwallpaper.com)

“A morte não é o apagamento da luz; é o ato de dispensar a lâmpada, porque o dia já raiou”. 
(Poeta, Romancista, Músico e Dramaturgo, Rabindranath Tagore)

“Quem perdoa, não conserva ressentimentos. Com relação à vida presente, quem perdoa obtém a graça da consciência tranquila. Torna-se inacessível ao mal. Dá impulso evolutivo à própria Alma. No tocante à vida do Espaço, depois da morte física, o perdão assegura a descontinuidade do mal”. 
(Escritor José Martins Peralva)

“JESUS limita-se a orar e a meditar nos sítios solitários, nos templos naturais que têm por colunas as montanhas, por cúpula a abóbada dos céus, e de onde o pensamento mais livremente se eleva ao Criador”. 
(Léon Denis)

“A essência da perfeição é a caridade na sua mais ampla acepção, porque implica a prática de todas as outras virtudes”. 
(Codificador do Espiritismo, Allan Kardec)

“O ‘homem de bem’ respeita nos outros todas as convicções sinceras e não lança anátema aos que como ele não pensam”. 
(Codificador do Espiritismo, Allan Kardec)

“Porque a finalidade precípua da vida é amar. E a única forma de amar é servir, porque aquele que ama atingiu a maioridade, mas quem só deseja ser amado não passa de criança espiritual. Amemos, mudemos essa sociedade, transformando-nos. Sejamos nós aqueles que disputemos a honra de amar, aqueles que nos esforcemos por servir, construindo um mundo melhor”. 
(Fundador da Mansão do Caminho, Médium Divaldo Pereira Franco)

“Muito obrigado, SENHOR, pelo meu lar. É tão maravilhoso ter um lar. Não é importante se este lar é uma mansão, uma tapera, uma favela, um ninho, seja o que for, mas é importante que dentro dele haja a figura do amor. O amor de mãe ou de pai... de esposa ou de marido... de irmão ou de amigo... de alguém que nos dê a mão... Pelo menos o olhar de um cão, porque é tão cruel viver na solidão. Mas se eu a ninguém tiver para me amar, nem um amigo para me ajudar, nem um teto para me agasalhar, nem aí blasfemarei, nem reclamarei, porque eu tenho a Ti e Te quero dizer, obrigado, SENHOR, porque nasci. Muito obrigado, SENHOR, porque eu creio em Ti. Pelo Teu amor, obrigado SENHOR”. 
(Fundador da Mansão do Caminho, Médium Divaldo Pereira Franco)

“Infelizes são os que, traindo o ideal, sofismando a Fé e falseando a Caridade se deixam levar pelos ‘ventos de doutrinas humanas’, e ‘escravizam a criatura, desprezando o Criador’. O sectário é sempre orgulhoso, impaciente, invejoso, ambicioso; pensa mal, busca os seus próprios interesses, não se compraz com a verdade, porque a verdade destrói todas as ideias preconcebidas e sistemas humanos. O sectário nunca é modesto, ostenta soberania, tem amor ao Poder; não é humilde porque se julga sempre superior aos outros; não trabalha exclusivamente para Deus, mas faz jus a pingues ordenados com que se enriquece e habita palácios; compraz-se dos favores da praça pública; finalmente, o sectário prega a caridade para viver fartamente dela, ostentando grandezas e oprimindo os humildes. O sectarismo divide a Humanidade constituindo partidos que vão de encontro à Religião de Deus proclamada na Terra pelo seu verdadeiro representante, JESUS CRISTO, e intitulada Caridade, sem a qual não há salvação. Inconfundível manifestação do Poder Supremo, Lei emanada dos conselhos de Deus, a Caridade é a Luz que guia as almas para a Perfeição, é o Santelmo da Esperança no mar tempestuoso da vida, é o divinal revérbero da face do Criador! É, pois, a Caridade, a Religião que todos devem seguir”. 
(Farmacêutico, conhecido por ‘médico dos pobres de Matão-SP’, Cairbar Schutel)

Quem é assassina, a baleia ou a ganância do ser humano?



O documentário centra-se no cativeiro da orca Tilikum, que foi responsável pela morte de três pessoas, e nas consequências de manter tais animais grandes e inteligentes em cativeiro. A cobertura de Tilikum começa com a sua captura, em 1983, nas águas na Islândia e mostra como ele foi perseguido por colegas animais em cativeiro e deixado em um tanque escuro por horas, o argumento de Cowperthwaite é que esses fatos contribuíram para a agressão da baleia. Cowperthwaite também se concentra nas alegações do Sea World que as baleias em cativeiro vivem mais tempo, e de que isso é falso.

(Fonte: Wikipédia)

14/04/2014

Frases para a vida


lindas flores azuis Vetor
(pt.forwallpaper.com)

“A exploração da fé anula os bons sentimentos”. 
(André Luiz por Waldo Vieira)

“Busquemos a luz, cada dia, conscientes de que qualquer pausa mais longa na apreciação dos quadros menos dignos que ainda nos cercam será nossa provável indução ao estacionamento indeterminado no cárcere do desequilíbrio e do sofrimento”. 
(Emmanuel por Chico Xavier)

“As tuas atividades, fora do corpo denso, serão sempre a continuação daquilo que fazes por dentro de ti, obedecendo ao próprio coração”. 
(Emmanuel por Chico Xavier)

“Estamos tão apegados à vida e fazemos uma ideia tão negativa e temerosa da morte que a rejeitamos em nossa consciência e a transformamos num mito, afastando-a para o Fim dos Tempos. Mito assustador, ela permanece na distância, envolta em névoas, de maneira que só a vemos como figura trágica de um conto de terror. Mesmo quando, conscientemente, pensamos na morte, o fazemos com a ilusão de que ela não chegará tão cedo, pois temos ainda muita coisa a fazer e sentimos que a vida borbulha em torno de nós sem permitir a entrada da morte em nosso meio. Essa é uma forma ingênua de protelarmos a nossa morte, segundo as exigências do instinto de conservação. Assim aliviamos o medo da morte, confiantes no poder da vida. De nada valem essas pequenas trapaças. A morte chega quando menos a esperamos e não raro nos leva para a outra vida sem nos dar tempo para compreender o que acontece. Temos de nos familiarizar com a morte, considerando-a com naturalidade, não a transformando em tragédia ou em espetáculos inúteis de desespero. Falar da morte como a nadificação, como faz Sartre, é simples ilogismo, tanto do ponto de vista puramente racional, quanto do científico. As condições atuais do desenvolvimento científico eliminaram totalmente qualquer possibilidade de sustentação da teoria do Nada, esse conceito vazio, como Kant o considerou. Os que insistem na destruição total do homem pela morte revelam ignorância do avanço das Ciências em nossos dias. Tornou-se impossível a sustentação lírica das teses materialistas em nossos dias. A vida só tem sentido quando serve de preparação para vidas melhores. O destino não é viver como fera, mas viver para transcender-se, numa escalada do Infinito em busca das constelações superiores”. 
(Jornalista, Filósofo, Parapsicólogo, Educador e Escritor, José Herculano Pires)

“Agindo sempre com a devida prudência, é possível apagar as mágoas da inimizade... JESUS advertiu que devemos acertar o passo com o nosso adversário enquanto estamos a caminho com ele”. 
(Jornalista, Filósofo, Parapsicólogo, Educador e Escritor, José Herculano Pires)

“A morte precisa de educação. Há quem a torne uma grande e odienta inimiga, como fez o nosso Augusto dos Anjos. Quem não se lembra das terríveis atribuições à ‘Grand Voyage’, do poeta do Eu?... Na natureza, está escrita a mais eloquente lição da efemeridade da vida biológica de todos os seres. Deus continua o Grande Maestro, presente e constante, regendo nossas vidas, os mundos, as galáxias, que, também, nascem, crescem, vivem e morrem. Ou melhor, transformam-se!... O que nos falta é a educação para saber morrer - ou melhor - educação, para deixar-se viver, a cada dia os seus cuidados, sem nos afligirmos com o dia de amanhã, como recomendou JESUS”. 
(Arquiteto paraibano, Germano Romero)